Home > De que forma os animais de estimação podem ajudar o sistema imunitário do seu bebé?

De que forma os animais de estimação podem ajudar o sistema imunitário do seu bebé?

Se estiver a ponderar adicionar um animal de estimação à sua família, aqui ficam alguns factos que poderão ajudar com a sua decisão. Apesar de a maioria de nós se preocupar por ter um cão ou um gato em casa, especialmente com um bebé por perto, estudos sugerem que um amigo de quatro patas pode na verdade ajudar a reduzir o risco de alergias mais tarde na vida.

Veja como os animais de estimação podem ajudar a proteger o seu bebé.

bebés con alergias Os animais de estimação “treinam” oseu sistema imunitário

Estudos demonstraram que crianças que cresceram com um cão no seu primeiro ano de vida eram menos propensas a desenvolver certos problemas no futuro, De acordo com os resultados obtidos, é possível que o contacto com cães possa promover a exposição controlada da criança a potenciais alérgenos, e assim ajudar a “treinar” o seu sistema imunitário.1-3


Mas lembre-se de manter os seus amigos de quatro patas limpos!

Os animais de estimação têm uma tendência para apanhar vermes e parasitas do exterior e através do contacto com outros animais, pois estes estão presentes em toda a parte. Certifique-se de que os leva ao veterinário para exames regulares, e lava as mãos do seu bebé antes e depois de brincar com o seu animal de estimação.

Embora possa ser benéfico ter um amigo de quatro patas em casa, também é importante manter o seu animal de estimação saudável, para evitar que o sistema imunitário em desenvolvimento do seu filho fique sobrecarregado.



Referências

1https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2467334
2http://www.aaaai.org/conditions-and-treatments/asthma
3http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2012/07/03/peds.2011-2825

Artigos relacionados:
NOTA IMPORTANTE: O leite materno é a nutrição ideal para o bebé, com todos os benefícios para o bebé e para a Mãe. É importante que, na gravidez e durante o aleitamento materno, a alimentação da Mãe se baseie numa dieta sã e equilibrada. A combinação do leite materno com a alimentação por biberão, durante as primeiras semanas de vida, pode reduzir a produção do leite materno e é difícil voltar atrás na decisão de não amamentar. As implicações financeiras e sociais de utilizar um leite infantil devem ser sempre consideradas. No caso da impossibilidade do aleitamento materno devem ser seguidas as recomendações do profissional de saúde sobre o leite a utilizar e devem ser seguidas as instruções de utilização dadas pelo fabricante, pois a sua utilização incorreta pode colocar em risco a saúde do bebé.