Home > 5 Dicas para ajudar a reduzir o risco de alergias nos bebés

5 Dicas para ajudar a reduzir o risco de alergias nos bebés

À medida que o número de bebés afetados por alergias aumenta, a possibilidade de o seu pequenote também poder vir a desenvolver uma alergia poderá preocupá-la/o. Aqui ficam cinco maneiras para ajudar a reduzir o risco de alergias em bebés.

sistema inmunitario bebé

Manter uma dieta equilibrada

Minimizar o risco do seu bebé desenvolver alergias começa mesmo antes de ele nascer e continua depois do parto. Como? Envolve seguir uma dieta equilibrada e variada, e um estilo de vida saudável. Não só uma dieta saudável e nutritiva é boa para si e para o bebé, como também pode ter uma influência positiva no desenvolvimento e manutenção de um intestino saudável no seu bebé e, por sua vez, no desenvolvimento de um sistema imunitário saudável.



Amamentar é o melhor

Amamentar é realmente o melhor? A resposta é sim. O leite materno contém não só nutrientes para o crescimento e desenvolvimento saudáveis do bebé, mas também altos níveis de prebióticos e probióticos*. De acordo com a American Academy of Allergy, Asthma & Immunology, o leite materno pode até reduzir a suscetibilidade do bebé a eczema precoce, pieira e as possibilidades de desenvolver uma alergia ao leite de vaca.

sistema inmunitario bebé

Se por qualquer motivo o seu bebé não puder ser exclusivamente amamentado, o seu profissional de saúde poderá considerar uma fórmula de proteínas parcialmente hidrolisadas, especialmente se o bebé estiver em risco de desenvolver alergias.

Um sistema digestivo saudável desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunitário, o que está intrinsecamente ligado ao potencial desenvolvimento de alergias.

 


Introdução de alimentos

Algumas pessoas evitam os alimentos alergénicos comuns para prevenir o desenvolvimento de alergias em crianças pequenas. Contudo, provas científicas recentes têm demonstrado que a exposição precoce e controlada a alérgenos pode ser uma alternativa para alguns bebés, em vez de os evitar rigorosamente.

Quando o seu bebé estiver pronto para alimentos sólidos (tipicamente a partir dos 6 meses de idade), e mediante a recomendação do seu profissional de saúde, poderá começar a introduzir alguns alimentos alergénicos comuns.No entanto, fale com o seu médico primeiro, de forma a definir um plano de introdução destes alimentos adequado para o seu bebé, e principalmente se suspeitar que o seu bebé tem uma alergia alimentar, ou se a mãe ou o pai e/ou o(s) irmão(s) do seu bebé tiverem uma alergia alimentar.

sistema inmunitario bebé

Permitir o contacto com animais

Um estudo de 2014 mostrou que bebés expostos a alérgenos em casa no seu primeiro ano de vida eram menos propensos a ter pieira ou alergias ambientais três anos mais tarde. Além disso, outra investigação descobriu que crianças que cresciam com cães ou em quintas com gado eram menos propensas a serem afetadas por alergias e asma.


Não fumar

É sabido que fumar é prejudicial à sua saúde, mas sabia que o seu bebé fica mais suscetível à pieira se a mãe fumar durante a gravidez? As crianças que são expostas ao fumo passivo também são mais propensas a desenvolver asma e outras doenças respiratórias crónicas. Infelizmente, a asma e as alergias surgem frequentemente em simultâneo, pelo que quando se trata de reduzir o risco de alergias do seu filho, e inclusive o seu, é melhor que deixe os cigarros de lado.

Referências

https://www.nutriciaresearch.com/key-factors-in-the-first-1000-days-that-shape-our-gut-microbiota/
http://www.aaaai.org/conditions-and-treatments/library/allergy-library/prevention-of-allergies-and-asthma-in-children
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4151305/
JBN: Multiple sources including the following:
http://www.paediatrix.com.au/should-avoidance-of-foods-be-strict-in-prevention-and-treatment-of-food-allergy-01/
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0091674917317943
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4151305/
https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2467334
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2222.2008.03018.x

Artigos relacionados:
NOTA IMPORTANTE: O leite materno é a nutrição ideal para o bebé, com todos os benefícios para o bebé e para a Mãe. É importante que, na gravidez e durante o aleitamento materno, a alimentação da Mãe se baseie numa dieta sã e equilibrada. A combinação do leite materno com a alimentação por biberão, durante as primeiras semanas de vida, pode reduzir a produção do leite materno e é difícil voltar atrás na decisão de não amamentar. As implicações financeiras e sociais de utilizar um leite infantil devem ser sempre consideradas. No caso da impossibilidade do aleitamento materno devem ser seguidas as recomendações do profissional de saúde sobre o leite a utilizar e devem ser seguidas as instruções de utilização dadas pelo fabricante, pois a sua utilização incorreta pode colocar em risco a saúde do bebé.