Home > O que pode influenciar o sistema imunitário do bebé?

O que pode influenciar o sistema imunitário do bebé?

Ver o seu bebé crescer saudável é o desejo de todos os pais. Para isso, deveremos prestar atenção ao sistema imunitário do seu bebé - um dos sistemas mais importantes do corpo. Aqui estão alguns dos fatores que podem afetar o desenvolvimento do sistema imunitário do seu bebé.

transmitir alergia bebé
A microbiota intestinal

Com 70 a 80 % das células imunitárias localizadas no intestino, a comunidade de bactérias saudáveis que vivem no trato gastrointestinal é fundamental para o desenvolvimento do sistema imunitário.1 O intestino é também o lar de cerca de 100 mil milhões de bactérias saudáveis que ajudam os nossos corpos a funcionar normalmente.1,2 Portanto, não é surpreendente que o desenvolvimento do sistema imunitário do seu bebé assente num intestino saudável.

A nutrição

Amamentar é a melhor fonte de nutrição para o seu bebé. O leite materno está repleto de ingredientes que contribuem para o desenvolvimento do sistema imunitário, dos quais fazem parte os prebióticos e probióticos*, razão pela qual é recomendado que as mães amamentem os seus bebés pelo menos durante os primeiros 6 meses de vida em exclusivo, e continuadamente durante o maior período de tempo possível em conjunto com a alimentação complementar.

Se comer bem, o seu bebé come bem. De acordo com investigadores do Boston Children's Hospital e da Harvard Medical School, a dieta de uma mãe a amamentar pode ajudar a proteger o seu recém-nascido contra alergias. Os autores sugerem que tudo o que uma mãe a amamentar come pode ser passado para o seu filho na forma de proteínas alimentares combinadas com anticorpos. Desta forma, se mantiver uma dieta saudável e diversificada, o seu bebé receberá a dose completa de nutrientes que necessita - e também pode desenvolver uma proteção duradoura contra alérgenos comuns.3



Poluição atmosférica

Se vive perto de uma estrada com muito trânsito, assegure-se de que protege o seu bebé da exposição ao fumo. A poluição atmosférica tem sido associada ao aparecimento de perturbações alérgicas.

É claro que a poluição atmosférica não se limita apenas aos fumos do trânsito, também inclui o fumo de tabaco e substâncias químicas nocivas de algumas soluções de limpeza.

Ambiente estéril

A proteção pode ser excessiva? Sim, de acordo com a hipótese da higiene. Esta sugere que as crianças que são mantidas em ambientes demasiado protegidos têm uma exposição limitada a parasitas, bactérias e vírus no início da vida. Como resultado, os seus sistemas imunitários não são “treinados” para se adaptarem, e à medida que crescem é mais provável que desenvolvam perturbações alérgicas.4

*Probiótico: a definição oficial da FAO/OMS refere uma cultura de organismos vivos que, quando administrados em quantidade adequada, conferem benefícios de saúde ao hospedeiro. Prebiótico: a definição oficial da FAO/OMS refere um substrato utilizado seletivamente pelos organismos que habitam o hospedeiro, conferindo-lhe benefícios de saúde

Referências

1https://www.nutriciaresearch.com/allergy/allergy-the-immune-gut-interplay/
2https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4528021/
3https://www.sciencedaily.com/releases/2017/11/171120093722.htm
4https://www.webmd.com/parenting/features/kids-and-dirt-germs#1

Artigos relacionados:
NOTA IMPORTANTE: O leite materno é a nutrição ideal para o bebé, com todos os benefícios para o bebé e para a Mãe. É importante que, na gravidez e durante o aleitamento materno, a alimentação da Mãe se baseie numa dieta sã e equilibrada. A combinação do leite materno com a alimentação por biberão, durante as primeiras semanas de vida, pode reduzir a produção do leite materno e é difícil voltar atrás na decisão de não amamentar. As implicações financeiras e sociais de utilizar um leite infantil devem ser sempre consideradas. No caso da impossibilidade do aleitamento materno devem ser seguidas as recomendações do profissional de saúde sobre o leite a utilizar e devem ser seguidas as instruções de utilização dadas pelo fabricante, pois a sua utilização incorreta pode colocar em risco a saúde do bebé.