Home > ¿Será que os bebés nascem com alergias e como é que estas se desenvolvem?

Como pode ajudar a reforçar o sistema imunitário do seu bebé

O sistema imunitário do bebé ainda está em desenvolvimento. Descubra como poderá ajudar a reforçá-lo e a proteger o seu bebé.

Quando um bebé nasce o seu sistema imunitário ainda é imaturo, e é natural que se continue a desenvolver à medida do crescimento do bebé. Como mãe ou pai, pode ajudar a proteger o seu filho à medida que ele desenvolve os mecanismos que precisa para se proteger no futuro. Eis como:.

bebés con alergias Amamentar o seu bebé

O leite materno está repleto de bons nutrientes, tais como proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas e sais minerais, que suportam o crescimento do seu bebé. Sendo também uma importante fonte de probióticos e prebióticos*.

Rico em probióticos*, ou bactérias benéficas, o leite materno suporta o desenvolvimento de um intestino saudável. Estas bactérias benéficas ajudam na digestão, favorecem o desenvolvimento do sistema imunitário e ajudam a proteger contra bactérias patogénicas que causam doenças.

O leite materno contém ainda prebióticos* que alimentam as bactérias benéficas no intestino do seu bebé, podendo influenciar a sua saúde e desenvolvimento. Se por qualquer motivo não puder amamentar, consulte o seu profissional de saúde sobre a melhor alimentação para o seu bebé.



Iniciar o seu filho numa dieta equilibrada

Estima-se que dois terços das células imunes estão localizadas no intestino1,2, o que significa que uma boa alimentação desempenha um papel fundamental na saúde e no desenvolvimento do seu filho.

Cada bebé é único, e o seu profissional de saúde recomendar-lhe-á o momento ideal para iniciar a diversificação alimentar, preferencialmente após os 6 meses de idade Assegure-se de a sua dieta é equilibrada e inclui alimentos e nutrientes importantes para o desenvolvimento do sistema imunitário do bebé.


bebés con alergiasPensar sobre a exposição a germes

O contacto controlado com alguns germes pode ajudar a fortalecer o desenvolvimento do sistema imunitário.

De acordo com a hipótese da higiene, as crianças que são mantidas em ambientes demasiado protegidos têm uma exposição limitada a parasitas, bactérias e vírus no início da vida.

Como resultado, os seus sistemas imunitários não são “treinados” para se adaptarem e defenderem.


Embora a exposição a algumas bactérias seja benéfica, depois de o seu bebé ter estado a brincar no exterior ou em contacto com animais de estimação, deverá sempre lavar as suas mãos com água e sabão. Lavar as mãos pode ser uma experiência divertida para ele, e ajudar a criar bons hábitos de futuro, além de que ajuda a evitar que os micro-organismo não passem para a boca do bebé.

*Probiótico: a definição oficial da FAO/OMS refere uma cultura de organismos vivos que, quando administrados em quantidade adequada, conferem benefícios de saúde ao hospedeiro. Prebiótico: a definição oficial da FAO/OMS refere um substrato utilizado seletivamente pelos organismos que habitam o hospedeiro, conferindo-lhe benefícios de saúde


Referências

1https://www.nutricia.com/en/early-life-nutrition/where-we-focus/immunity-and-allergy.html
2https://www.nutricia.com/en/early-life-nutrition/nurturing-new-lives/the-first-1000-days/Nutrition-for-the-first-six-months.html

Artigos relacionados:
NOTA IMPORTANTE: O leite materno é a nutrição ideal para o bebé, com todos os benefícios para o bebé e para a Mãe. É importante que, na gravidez e durante o aleitamento materno, a alimentação da Mãe se baseie numa dieta sã e equilibrada. A combinação do leite materno com a alimentação por biberão, durante as primeiras semanas de vida, pode reduzir a produção do leite materno e é difícil voltar atrás na decisão de não amamentar. As implicações financeiras e sociais de utilizar um leite infantil devem ser sempre consideradas. No caso da impossibilidade do aleitamento materno devem ser seguidas as recomendações do profissional de saúde sobre o leite a utilizar e devem ser seguidas as instruções de utilização dadas pelo fabricante, pois a sua utilização incorreta pode colocar em risco a saúde do bebé.