Home > De que forma a nutrição no início da vida influenciao sistema imunitário e a redução do risco alérgico?

De que forma a nutrição no início da vida influenciao sistema imunitário e a redução do risco alérgico?

Quando probióticos e prebióticos* são combinados, interagem beneficamente de forma simbiótica. Saiba mais sobre simbióticos e a sua função.

Veja como os animais de estimação podem ajudar a proteger o seu bebé.

bebés con alergias
O que são prebióticos e probióticos*?

O leite materno tem tudo o que é necessário para a nutrição no início da vida. Contém uma riqueza de nutrientes para o melhor começo de vida possível do seu bebé, e entre estes estão os prebióticos e os probióticos*.Os prebióticos são fibras alimentares que não podem ser absorvidas ou decompostas pelo organismo e que promovem o crescimento e a atividade das bactérias benéficas (probióticos) no nosso intestino1,2.


Foi demonstrado que os prebióticos ajudam a aumentar o nível de bactérias benéficas no intestino dos bebés.3

Os probióticos, por outro lado, são microrganismos vivos benéficos encontrados no leite materno. Foi clinicamente comprovado que certas estirpes de probióticos ajudam na redução do risco alérgico.Em conjunto, os prebióticos e os probióticos formam uma combinação potente chamada simbióticos.


Como podem os simbióticos ajudar o meu bebé?

Estudos demonstraram que uma combinação simbiótica específica3 oferece uma ampla gama de benefícios, especialmente para crianças que estão em risco de desenvolver alergias devido a fatores como antecedentes familiares e parto por cesariana. Pensa-se que estes fatores afetam o desenvolvimento de um sistema imunitário saudável através de um desequilíbrio no intestino, que é onde os simbióticos pode ser útil.

Em resumo, o leite materno continua a ser a melhor opção, e o efeito simbiótico contido no mesmo oferece vários benefícios potenciais para a saúde atual e futura do seu bebé.


Referências

1https://www.globalhealingcenter.com/natural-health/what-are-prebiotics-and-why-do-you-need-them/
2https://www.optibacprobiotics.co.uk/live-cultures/what-are-prebiotics
3https://www.nutriciaresearch.com/allergy/our-specific-pre-pro-and-synbiotics/

Artigos relacionados:
NOTA IMPORTANTE: O leite materno é a nutrição ideal para o bebé, com todos os benefícios para o bebé e para a Mãe. É importante que, na gravidez e durante o aleitamento materno, a alimentação da Mãe se baseie numa dieta sã e equilibrada. A combinação do leite materno com a alimentação por biberão, durante as primeiras semanas de vida, pode reduzir a produção do leite materno e é difícil voltar atrás na decisão de não amamentar. As implicações financeiras e sociais de utilizar um leite infantil devem ser sempre consideradas. No caso da impossibilidade do aleitamento materno devem ser seguidas as recomendações do profissional de saúde sobre o leite a utilizar e devem ser seguidas as instruções de utilização dadas pelo fabricante, pois a sua utilização incorreta pode colocar em risco a saúde do bebé.